sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Semente de Chia: Conheça Seus Benefícios Para a Saúde



Imagem de ValeriaLu por Pixabay


A semente de chia é considerada um superalimento por ter muitos benefícios para a nossa saúde, dentre eles, regular o colesterol e controlar a diabetes. A semente de chia é uma das fontes mais ricas em ômega-3, até mais rica que a linhaça e o salmão! Sendo assim, é uma excelente protetora do nosso coração.

A semente de chia também é muito rica em proteínas. Muitos afirmam que ela possui todos os aminoácidos essenciais, sendo então, uma fonte de proteína completa, porém, encontrei outros sites afirmando que ela possui 8 dos 9 aminoácidos essenciais, portanto, não pude concluir com certeza que a semente de chia é de fato uma alimento de proteína completa.

Quem busca emagrecer também encontra um aliado na semente de chia, ela promove a sensação de saciedade após uma refeição, por conter muitas fibras, te impedindo então, de comer mais do que o necessário, porém, ela também contém bastante óleo, então não é exatamente um alimento emagrecedor. (continua abaixo)


Curso online:
Trabalhe no conforto do seu lar vendendo marmitas fitness congeladas!
Aprenda a montar marmitas saudáveis congeladas para vender (ou também para ter uma alimentação mais saudável!). São 10 módulos online com certificado! Saiba mais clicando na imagem abaixo (link externo ao blog):
Curso Online de Marmitas Saudáveis Fitness

*inclui receitas vegetarianas!


A semente de chia também é aliada de quem tem doença celíaca, pois ela não contém glúten.

Fósforo, potássio e cálcio também estão de maneira rica na semente e ela também possui efeitos antioxidantes, prevenindo alguns tipos de câncer e diabetes. Ou seja, a semente de chia é um excelente alimento para incluir na nossa dieta diária. Quando eu estava com o colesterol um pouco alto, a nutricionista me instruiu a comer metade de um mamão papaya no café-da-manhã com uma colher de sobremesa de semente de chia hidratada, aliado com o restante da minha dieta, meu colesterol realmente diminuiu!

Como consumir a semente de chia?

Vocês sabem que comer sementes cruas podem causar diverticulite, portanto, se for consumir a semente de chia, primeiro hidrate-a, coloque a quantidade que for consumir num potinho e coloque água, deixe hidratando na geladeira por pelo menos 8 horas, depois pode coar para tirar o excesso da água. Você vai ver que vai ter uma espécie de gelatina em volta das sementes, e assim você pode consumi-la de maneira mais segura.

Você pode também colocar no iogurte e tem várias receitas muito gostosas de pudins e sucos, fiquem ligados que ao longo do mês vou postando receitas deliciosas com chia!

Concluindo, a semente de chia é um excelente alimento para incluir no nosso cardápio diário, mas como sempre: não exagere e diversifique sua alimentação, incluindo alimentos variados e saudáveis ao seu cardápio ao longo do dia.

Fontes:

https://www.tuasaude.com/beneficios-da-chia/

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/01/02/beneficios-da-chia.htm

https://www.selecoes.com.br/saude/17-beneficios-da-semente-de-chia-que-voce-precisa-conhecer/

https://blog.nacaoverde.com.br/saude/conheca-as-propriedades-da-chia/

https://www.hospitalsapiranga.com.br/espaco-viver-bem/voce-sabe-o-que-e-chia-

https://www.ecycle.com.br/6336-salvia-hispanica

Leia também:

Fature até R$5000 produzindo bolos no pote. Clique Aqui

Receita de Omelete Recheada

Lucre trabalhando em casa produzindo bolos no pote! (link externo)

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Alfarroba, O Chocolate Vegano


A alfarroba tem sido uma grande substituta para o cacau e com ela, os veganos e intolerantes à lactose não precisam passar vontade de chocolate!

A alfarroba é uma opção mais saudável do que o cacau por ter uma quantidade beeem menor de gordura e não possuir estimulantes como caféina e teobromina. Ela é facilmente encontrada em mercados na sua versão em pó, podendo substituir os achocolatados que usamos para misturar ao leite ou usar em receitas de bolo.



Curso online:
Trabalhe no conforto do seu lar vendendo marmitas fitness congeladas!
Aprenda a montar marmitas saudáveis congeladas para vender (ou também para ter uma alimentação mais saudável!). São 10 módulos online com certificado! Saiba mais clicando na imagem abaixo (link externo ao blog):
Curso Online de Marmitas Saudáveis Fitness

*inclui receitas vegetarianas!

O cacau tem bem menos açúcar que a alfarroba, que é naturalmente doce e acaba dispensando o uso do açúcar para complementar as receitas, embora eu já tenha visto várias receitas por aí que utilizam o açúcar junto com a alfarroba, eu mesma comprei esses dias um pouco de alfarroba em pó com açúcar demerara para experimentar e achei incrivelmente doce, mesmo para mim, que tenho um paladar super tolerante à sobremesas extremamente doces, então eu recomendo a compra do alfarroba puro.

Além do benefício de ter menos gordura e açúcar e não ter cafeína e teobromina, a alfarroba apresenta vários outros benefícios à saúde, com seu alto teor de fibras e vitaminas, mas cuidado, se você tiver obstrução intestinal ou estenose do esôfago ou do intestino, é melhor evitar o consumo deste alimento.

Você consegue encontrar a alfarroba em vários formatos: em barra, em barrinhas de cereais, em pó. Eu encontro mais em lojas de produtos naturais, mas já consigo encontrar em alguns mercados. Se você é intolerante à lactose ou vegano, não precisa abrir mão daquele docinho gostoso! Como estou acostumada a comer chocolate mais amargo, não senti muita diferença, mas como a alfarroba tem bem menos gordura, quem ama chocolate ao leite acaba sentindo uma diferençazinha ao experimentar a alfarroba em uma forma mais pura.

E você, já consome alfarroba? Acha muito diferente do chocolate? Me conta aí nos comentários!

Fontes

https://www.tuasaude.com/alfarroba/

https://www.jasminealimentos.com/wikinatural/ingredientes-a-versatilidade-da-alfarroba/


Leia também:

pudim gelado

Receita de Pudim Gelado

Curso Online de Bolo no Pote (link externo)

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Adoçante Estévia É Saudável Mesmo?


Quem está buscando uma vida mais saudável já ouviu falar que açúcar branco e adoçante sintético fazem mal à saúde. Algumas alternativas estão aí para ajudar e, dentre elas, está o adoçante estévia.

Esses dias eu quis experimentar um suco em um restaurante e pedi que não colocassem açúcar, uma vez que já acostumei a não adoçar mais minhas bebidas; a atendente disse que o suco já era previamente adoçado com estévia, então, decidi deixar pra lá, pois se tem algo que faz muito mal - e a longo prazo - é adoçante. Me disseram: "mas estévia é uma planta, o adoçante é natural". Eu nunca tinha ouvido falar até então, já que eu me mantenho o mais longe possível de produtos tão industrializados. Resolvi fazer uma pesquisa e venho hoje compartilhar com vocês os meus achados.

O adoçante de estévia é extraído de uma planta aqui do Brasil e ele adoça muito mais que o açúcar branco, ou seja, você usa uma menor quantidade do adoçante e adoça mais que o açúcar, na teoria, economizando umas calorias; aliás, o adoçante stévia nem calorias tem! Parece o paraíso para quem quer emagrecer né? Mas será que é saudável mesmo? (continua abaixo)



Curso online:
Trabalhe no conforto do seu lar vendendo marmitas fitness congeladas!
Aprenda a montar marmitas saudáveis congeladas para vender (ou também para ter uma alimentação mais saudável!). São 10 módulos online com certificado! Saiba mais clicando na imagem abaixo (link externo ao blog):
Curso Online de Marmitas Saudáveis Fitness

*inclui receitas vegetarianas!

Há quem diga que o adoçante stévia é super saudável por ser natural, mas natural é quando você pega a plantinha, mói e joga no seu suco, mas não é esse o caso né? Quando o produto é industrializado, vários aditivos são acrescentados à fórmula e com isso o fator "saudável" vai se perdendo, é preciso ler bem o rótulo e verificar os componentes do produto. Além disso, não há estudos suficientes a longo prazo que comprovem os benefícios proclamados do adoçante.

Eu acredito que a melhor opção mesmo é consumir suas bebidas sem nenhum tipo de adoçante ou açúcar. Com o tempo, você irá se acostumar ao sabor das bebidas e irá apreciá-las muito mais! Caso você ainda precise de uma ajudinha, tente bater uma maçã junto com a fruta que servirá de suco, fica bem gostoso!

Sei que o café já é mais difícil apreciar sem açúcar. Eu coloco um pouco de açúcar demerara, que embora não seja a opção mais saudável, já é mais saudável que o açúcar branco e não altera o gosto do café, como eu acho que o açúcar de coco faz.

Se quiser saber detalhes mais técnicos sobre o adoçante stévia, verifique os links abaixo.

Fontes:

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/05/09/usar-adocante-estevia-pode-nao-ser-tao-saudavel-assim.htm

https://www.tuasaude.com/adocante-stevia/



Leia também:
Receita Vegana de Macarrão de Milho com Molho de Castanhas de Caju e Cogumelo Paris Marinado Cogumelos: Conheça os benefícios desse alimento e inclua já na sua alimentação!