sábado, 3 de agosto de 2019

Cuidado com Fontes Não Seguras de Vitamina B12!


Eu já tive deficiência de vitamina b12 há alguns anos. O médico me receitou um suplemento de farmácia; os comprimidos eram revestidos com cobalto e adivinhem se eu não tenho alergia à cobalto? Uma nutricionista me receitou tomar cápsulas de chlorella, resolvendo o problema do cobalto.

Eu fiz uma pesquisa e soube que chlorella é uma alga que traz excelentes benefícios para a saúde e, nessa pesquisa, descobri que as algas também possuem vitamina b12, já fui ficando feliz em saber que alimentos vegetais também possuem a vitamina, maaaas não é bem assim não!

A vitamina b12, embora presente nas algas e em algum alimentos de origem vegetal, estão presentes de forma inativa nesses alimentos, portanto, não é seguro acreditar que consumindo esses alimentos você vai ingerir as quantidades necessárias de vitamina b12!

Fazendo minhas pesquisas para os posts desse blog, tenho visto muitos posts mundo afora assegurando que missô, tempê, algas, cogumelos, dentre outros alimentos, são fontes de vitamina b12 e que os veganos e vegetarianos estritos podem consumir esses alimentos e ficar despreocupados, mas tomem muito cuidado com essas alegações! A Sociedade Vegetariana Brasileira já deixou claro que essas são fontes não seguras de vitaminas b12.

Achei um artigo muito legal no site EscolhaVeg, onde o Dr. Eric Slywitch, Diretor do Departamento de Medicina e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira esclarece várias dúvidas sobre a vitamina b12. Nessa entrevista, o Dr. afirma que a absorçao de b12 depende muito mais do organismo do indivíduo do que da quantidade da vitamina ingerida. 50% dos vegetarianos apresentam deficiência da vitamina, mas 40% dos onívoros também apresentam essa deficiência! Leia entrevista na íntegra.

Portanto pessoal, não se arrisquem ingerindo esses alimentos de origem vegetal como forma de obter a vitamina b12. Quem segue uma dieta que exclue totamente os alimentos de origem animal, continue com a sua suplementação e consumindo alimentos fortificados. Meça sempre a quantidade de vitamina b12 no seu sangue pois é o único modo de saber se está tudo bem, já que mesmo consumindo a vitamina, seu metabolismo pode não estar absorvendo a b12 de modo eficiente.

Saiba mais sobre a vitamina b12 na dieta vegetariana

FONTES
https://www.svb.org.br/home/205-vegetarianismo/saude/artigos/133-fontes-nseguras-de-vitamina-b12

https://escolhaveg.com.br/blog/tudo-que-voc-precisa-saber-sobre-vitamina-2/


Curso online:
Trabalhe no conforto do seu lar vendendo marmitas fitness congeladas!
Aprenda a montar marmitas saudáveis congeladas para vender (ou também para ter uma alimentação mais saudável!). São 10 módulos online com certificado! Saiba mais clicando na imagem abaixo (link externo ao blog):
Curso Online de Marmitas Saudáveis Fitness

*inclui receitas vegetarianas!

Leia também:

Fature até R$5000 produzindo bolos no pote. Clique Aqui

Receita Vegana de Macarrão de Milho com Molho de Castanhas de Caju e Cogumelo Paris Marinado

Lucre trabalhando em casa produzindo bolos no pote (link externo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário