quinta-feira, 4 de julho de 2019

Ovolactovegetarianismo, semivegetarianismo, veganismo...qual a diferença entre os tipos de dieta vegetariana?



A decisão de parar de comer carne vem de diferentes motivos para cada um. Algumas pessoas estão em busca de uma alimentação mais saudável, outras querem defender os direitos dos animais e outras simplesmente não gostam de carne e é por isso que acabam por surgir diferentes tipos de dieta vegetariana. Vamos conhecer algumas delas?

Semivegetarianismo

Muitas vezes a pessoa tem vontade de parar, mas não consegue deixar de comer certos tipos de carne. Algumas optam por tirar somente a carne vermelha da alimentação e continuar consumindo as carnes brancas. Vale lembrar que o semivegetarianismo não é reconhecido como termo vegetariano.

Ovolactovegetarianismo

Nesse tipo de dieta, todo tipo de carne é retirado completamente da alimentação, consumindo-se apenas ovos, leite e seus derivados.

Lactovegetarianismo

Nesse caso, a dieta inclui somente o leite e seus derivados, exlcuindo-se também os ovos, além da carne.

Vegetarianismo estrito

Nesse tipo de dieta, não se consome nem carne, nem ovos, nem leite e derivados, ou seja, nenhum alimento derivado de animais.

Veganismo

O que difere o vegano de um vegetariano estrito, é que a exclusão de produtos animais vai além da alimentação e engloba também o consumo de produtos não-alimentícios, como maquiagem, medicamentos, vestimentas. O veganismo não é somente um estilo de alimentação, mas um estilo de vida.

Crudivorismo

Esse tipo de dieta consiste em consumir os alimentos em seu estado natural, preparada em uma temperatura inferior a 42 graus, para que os alimentos não percam seus nutrientes com o cozimento. Esse tipo de dieta não exclui, necessariamente, os alimentos derivados de animais.

Frugivorismo

Derivado do crudivorismo, mas com alimentação somente à base de frutos, frutas, nozes, avelãs, amêndoas...

Agora que você conhece um pouco mais sobre os diferentes tipos de dietas vegetarianas, pode encontrar uma que esteja de acordo com a sua vontade e filosofia, mas lembre-se, antes de adotar qualquer tipo de dieta, consulte um médico e faça exames periódicos para sempre averiguar sua saúde e fazer os ajustes necessários para manter uma alimentação saudável!


Curso online:
Trabalhe no conforto do seu lar vendendo marmitas fitness congeladas!
Aprenda a montar marmitas saudáveis congeladas para vender (ou também para ter uma alimentação mais saudável!). São 10 módulos online com certificado! Saiba mais clicando na imagem abaixo (link externo ao blog):
Curso Online de Marmitas Saudáveis Fitness

*inclui receitas vegetarianas!

Leia também:

A Proteína na Dieta Vegetariana

A Proteína na Dieta Vegetariana

Curso Online de Bolo no Pote (link externo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário